sábado, 9 de março de 2013

Atualiza'ssa bagaça

Cadê aquela mocinha que falou que ia postar todo dia e colocar um conto por semana LOL

Na verdade houve uma séria mudança de planos :)

Comecei a escrever uma variedade de coisas, mas percebi que não estava chegando a lugar nenhum. Eu introduzia a idéia, mas tinha muita dificuldade de desenvolvê-la, então antes de iniciar qualquer projeto maior (como este blog) eu precisava de uma overdose de TEORIA.

Olha o que a teoria faz com a sua cabeça

Comecei a procurar por boas fontes de estudo na internet (mais ou menos da mesma maneira que comecei a estudar pros concursos), achei muita coisa legal, mas o conteúdo em português deixa um pouco a desejar. Na verdade, a grande maioria dos trabalhos acadêmicos nessa área é americana. Acho que aí mora a principal razão de o mercado de histórias (cinema, televisão e livros) deles ser tão rico. Aparentemente existe um objetivo de formar criadores na universidade (a grande maioria dos cursos de letras no brasil são voltados para a formação de professores de gramática) e isso faz toda diferença no final da cadeia produtiva. Sem diminuir a produção brasileira (que vem crescendo muito desde a maravilhosa lei Rouanet), mas falando especificamente em televisão, investe-se pouco em desenvolvimento. Boa parte dos programas "novos" que aparecem são formatos comprados de emissoras estrangeiras. Enquanto eu pensei que as telenovelas fossem se transformar depois de Avenida Brasil (que foi bastante inovadora, principalmente na fotografia) a globo resolveu voltar a se apegar aos clichês, lançando de uma vez umas cinco novelas horríveis, que são iguais a tudo que já se viu antes (um POOOORREEEE.... Tenho vontade de comer um pirex de cocô toda vez que uma novela é protagonizada por uma casalsinho sem defeitos, unidos por um amor sobrenatural, maior que a vida e ainda assim, absurdamente superficial, mas que não conseguem ficar junto por que o vilão da história quer ficar com um dos dois e ser mais rico que todo mundo). Além do mais, o que aparece de inovador (geralmente as miniséries) estão trancafiadas depois do horário nobre, tarde da noite.  O melhor exemplo de que ousar no horário nobre pode dar muito certo é "Os Simpson", que na década de noventa salvou a Fox da falência.

Horrible Freedom
Genius

Enfim, voltando um pouco ao assunto original do post: A parte mais complicada de tentar ser autodidata em alguma coisa é que ninguém organiza seu estudo pra você. Mas essa também é a parte boa. É necessário fazer uma pesquisa para determinar o que você vai estudar e qual será a, por assim dizer, sequência lógica do estudo. O que estudar primeiro? Quais tópicos são mais ou menos importantes? Dá  trabalho, mas o resultado é um sistema totalmente personalizado de estudo.

Por enquanto, estou usando três fontes:

1) O site "Write about Dragons" disponibilizou um curso online de escrita criativa de fantasia e ficção científica que é excelente! Estou adorando as aulas, um conteúdo prático, dinâmico e moderno: WRITE ABOUT DRAGONS

2) O site a UNIVESP legendou as aulas de teoria literária do professor Paul Fry de Yale. Aqui o conteúdo já é bem mais aprofundado e filosófico, mas é uma excelente base para quem está começando e não tem uma formação universitária na área de letras/comunicação.INTRODUÇÃO À TEORIA DA LITERATURA

3) O livro de Robert McKee, STORY - Substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Esse livro é realmente muito inspirador pra quem deseja um dia escrever para cinema e televisão. Ele dá bastante exemplos de filmes, na maioria clássicos, e de cenas específicas. Muito bom pra ter uma idéia de como funcionam os roteiros.

4) Por fim, estou lendo (lentamente, é verdade eheheh) O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell. Na verdade, eu nem iria incluí-lo nesta minha bibliografia, já que o estou lendo muito mais a título de curiosidade do que propriamente como fonte de estudo. Mas esse livro é DEMÁS! Vale a pena para conhecer histórias e mitologias de diferentes culturas e os pontos comuns entre elas que Campbell mostra através de sua análise freudiana do tema. O documentário/entrevista pode ser assistido no google docs e legendado =D O PODER DO MITO

Não sei quanto tempo demorará essa minha introdução teórica ao mundo da escrita, mas espero logo começar o projeto proposto pelo professor Brandon Sanderson do site "Write About Dragons" que é de escrever "alguma coisa" de 50 mil palavras em quatro meses. Ainda antes disso quero concluir pelo menos um ou dois contos que estão abandonados pela metade (provavelmente os publicarei aqui logo logo).

Então é isso. Espero realmente que daqui a alguns meses o blog engrene e dê segmento a proposta incial de postar todos os dias e colocar um conto a cada, pelo menos, duas semanas.

ByeBye


Mas a verdade mesmo é que, intelectualmente, tô sambando o samba do crioulo doido. Preciso entregar meu TCC esse semestre, e depois de fazer a prova de digitação do tribunal, vou ter que dar uma acelerada no meu ritmo de estudos para o próximo concurso, e aí... Aff! Essa transição de uma carreira pra outra não está sendo nada fácil, mas a gente chega lá.
Esse cachorro sabe como eu me sinto no momento.